16 de maio de 2022
Por Silvia Alves e Amanda Matias
Se você pensa em abrir sua própria imobiliária, é necessário que conheça ferramentas que possam ajudar na gestão e traga eficiência nas rotinas de trabalho, afinal não dá para encarar o mercado
apenas com um computador e um telefone, certo? Por esse motivo vamos lhe apresentar as principais plataformas que não podem faltar para conduzir sua empresa ao sucesso.
Claro que antes de apresentar a você as plataformas mais importantes e como elas funcionam, vamos falar sobre os benefícios de realizar uma gestão de forma tecnológica.
Agora que já lhe contamos os maiores benefícios de optar por softwares dentro da sua organização, role o texto abaixo e fique por dentro de cada sistema e como ele pode contribuir para o crescimento da empresa.
A sigla quer dizer “Customer Relationship Manager” que ao traduzir significa gestão de relacionamento com clientes, trata-se de uma plataforma que registra todas as informações referente ao cliente e as etapas da negociação, para criar um entendimento da jornada completa deste prospecto e/ou cliente junto a sua empresa.
Existem dois tipos de CRMs, sendo eles: CRM de marketing e CRM de vendas.
O CRM de marketing está focado na atração e nutrição de leads, ligado diretamente à ações para captação de clientes potenciais, conhecido também como inbound marketing, ajudam o lead na jornada da compra.
Dentro disso, serão otimizadas atividades como:
CRM de vendas
Algumas funcionalidades são grandes aliadas, como:
Alguns CRM se destacam no nicho imobiliário, como por exemplo:
Imobiliária
Construtora
Para implantar o CRM de marketing outras plataformas tomam frentes, como:
Encontrar uma plataforma que faça a gestão das comissões tem ganhado muita relevância, já que no mercado imobiliário nunca houve um padrão para os pagamentos da taxa de corretagem.
A We Bro Pay é a única fintech dedicada ao mercado de imóveis, organizando os processos voltados à comissão imobiliária, e ofertando a antecipação de comissões.
A praticidade e inovação disputam o primeiro lugar. O corretor consegue desfrutar dos serviços tendo CRECI ou não, o cadastro é feito sem nenhuma burocracia.
Cadastro e pagamentos são realizados em até um dia útil, dificultar pagamentos está fora de cogitação. A taxa para a utilização dos serviços de gestão é de apenas 2%, e para os serviços de Bro.Cash (adiantamento de comissões) possuem taxas variáveis conforme análise de crédito aplicada sobre o pagador da comissão. Com o serviço Co.Bro é feito um trabalho de gestão de cobrança, para negociar qualquer inadimplência, garantindo que o corretor não deposite energia em realizar cobrança
A sigla ERP, “Enterprise Resource Planning”, que ao traduzir significa sistema de gestão empresarial, é um software que serve para as rotinas e planejamento administrativo de uma organização, automatizando alguns processos e integrando todos os setores em um só ambiente. Lembrando que os armazenamentos devem ser realizados seguindo todas as normativas da lei da LGPD.
O programa pode integrar atividades da área de:
Segundo o “Market Guide for Service-Centric Cloud ERP Solutions, 2019” a previsão é que até o ano de 2023, 60% das implantações ERP serão baseadas em nuvem, o que facilita a acessibilidade para os usuários que preferem navegar por aparelhos móveis.
Adotar esse software a sua empresa apodera- se de muitas vantagens, como:
Organização: a equipe da imobiliária precisa encontrar facilmente os dados;
Segurança: é sempre bom estar preparado para toda e qualquer situação, esse sistema garante que todas as informações sejam armazenadas.
Economia: Com a integração de todas as áreas da empresa não se faz necessário a contratação de diversos sistemas respectivos a cada setor, com isso diminui a concentração em gastos voltados para tecnologia.
Após analisar sua estrutura empresarial, e realizar uma pesquisa do investimento prévio para contratar software, é a hora de colocar a mão na massa e escolher o fornecedor que vai se aliar nesta jornada tecnológica.
Algumas empresas que fornecem esse sistemas nesta linha de funcionalidades são:
Esse sistema para mensageria pode até ter gerado dúvidas no início, mas um estudo realizado pela IBM Institute for Business Value afirma que 94% de empresas que utilizam assistentes virtuais já recuperaram seus investimentos em tecnologia.
Outra pesquisa divulgada pelo Sercom, em parceria com Pesquisas Qualibest, informa que consumidores quando precisam contatar o Sac optam por canais de chat (51%) e Whatssap (49%).
Se você ainda não ouviu falar sobre chatbot, vamos te explicar no decorrer desse texto.
Chatbot é um software que simula as falas humanas, podendo ser utilizado integrado à ferramentas como whatsapp, instagram ou até mesmo facebook, essas respostas acontecem com o auxílio de uma pré programação ou inteligência artificial.
Para as imobiliárias o chatbot é uma mão na roda, o sistema realiza perguntas iniciais para captar o problema ou dúvida e tem respostas humanizadas para as perguntas mais frequentes, como: “ Tem fotos do imóvel?” ou “ Quanto custa esse imóvel?”, o atendimento funciona 24 horas por dia, garantindo que o cliente interessado seja respondido o mais rápido possível, tendo assim uma chance maior de fechar negócios.
Oferecendo esse tipo de serviço a ChatGuru ganhou espaço com imobiliárias, incorporadoras e até mesmo construtoras.
Essa tecnologia permite que a assinatura de contratos, como venda de imóveis, possam ser realizadas eletronicamente, sem a necessidade de estar presente em um determinado local.
Através da criptografia, vincula o documento que precisa ser assinado digitalmente.
Alguns dados são coletados para a seriedade do procedimento, como nome completo, CPF, data de nascimento e email.
Ainda é comum que muitas pessoas invalidem esse tipo de operação, por se sentirem inseguros com a veracidade de uma assinatura digital, porém não há com o que se preocupar porque a medida provisória MP 2.200-2/2001 valida documentos e contratos assinados digitalmente, e para imobiliárias existe a lei 8.245/1991 que aceita as seguintes formas contratuais: escrita, verbal ou eletrônica.
Com o aumento de demandas dentro de uma imobiliária é preciso otimizar todo e qualquer serviço possível, por esse motivo algumas empresas começaram a desenvolver softwares que realizam a gestão de contratos, para que assim seja abolida a forma manual de ser realizada.
Antes de explicar como funciona os serviços oferecidos, vamos lhe apresentar os tipos de contrato imobiliários, sendo eles os seguintes:
Sabendo disso é o momento de agir, algumas plataformas disponibilizam um questionário onde o corretor envia ao cliente solicitando alguns dados, após o retorno é feito o contrato com base nas informações fornecidas, os disparos de contratos acontecem via email,ou whatsapp.
Esses sistemas já costumam estar integrados à assinatura digital.
Com o auxílio desses sistemas a sua imobiliária terá tudo o que é necessário para uma gestão eficiente.
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