Quais as tendências do mercado imobiliário que dominarão as pautas em 2022?

16 de março de 2022

Por Silvia Alves e Amanda Matias

Fique por dentro das maiores novidades direcionadas ao mercado imobiliário em 2022

Dizem que o ano só começa de verdade após o carnaval, mas para o mercado imobiliário cada segundo é valioso. Por isso, vamos lhe apresentar as principais projeções para este ano.


Já sabemos que 2021 foi marcado pela consolidação de processos digitais e criação de novas práticas corporativas on-line, essas características impulsionadas devido à Pandemia vieram realmente para ficar, e hoje são vistas como ações “facilitadoras” diante de rotinas que anteriormente eram mais burocráticas e morosas.


Segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), a Pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas. Percebemos claramente uma outra roupagem nas companhias, e o desenvolvimento de novos métodos inovadores, principalmente no mercado imobiliário que sempre teve um vínculo físico muito presente para a divulgação dos empreendimentos e concretização dos negócios por exemplo, e vem se reinventando a cada dia.


A transformação digital não é um conceito previsto para o futuro, mas sim algo implementado pelas empresas constantemente, é um processo de inserção de novas ferramentas com o objetivo de realizar mudanças no comportamento empresarial. Essa mudança acontece no centro da estratégia, causando também um pensamento de cultura digital onde seu propósito é integrar as atividades institucionais com o universo automatizado.


Esse pensamento de cultura digital tem ganhado destaque dentro do setor imobiliário, seus princípios se concentram numa gestão menos hierarquizada, com uma política mais colaborativa, empresas que absorvem consciência costumam sair na frente por conseguirem se adaptar a mudanças com mais rapidez. Um exemplo de transformação digital
são startups voltadas para esse setor, que acabam por se destacar nesse método de gestão e mindset.


Com o avanço tecnológico e a mudança comportamental do consumidor, o termo “transformação digital” tem ganhado destaque nas empresas e no mundo.


A instituição de ensino superior MIT ( Massachusetts Institute e Technology) divulgou um artigo que afirma que empresas com maturidade digital são 23% mais lucrativas que as concorrentes.


Tendo isso em mente, vamos lhe apresentar um pouco dessas mudanças culturais voltadas para o mercado imobiliário.


Está animado para saber das novidades? Leia o texto abaixo.


Uso de Inteligência Artificial

Aderir a tecnologia de inteligência artificial para seu negócio é sinônimo de aumento de performance e produtividade, uma vez que o conceito principal da IA (inteligência artificial) é baseado em máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas. A IA está vinculada à capacidade "superpoderosa" de processamento e análise de dados.


No mercado imobiliário a IA tem se feito presente de muitas maneiras, e com certeza você já ouviu falar sobre alguma delas.


Uma prática que tem atraído olhares é o chatbot, um software de comunicação que utiliza da inteligência artificial, desenvolvido exclusivamente para integrar diálogos entre usuário e empresa.


Um chatbot é dividido em três componentes: canal, conteúdo e software.


  • Canal: É onde ocorrerá a conversa, como por exemplo: whatsapp, chat, messenger e até mesmo telegram;
  • Conteúdo: Serão os artifícios utilizados dentro desta conversa, como por exemplo: soluções de problemas, triagem e direcionamento de atendimento, bases de conhecimento,ou qualquer tipo de conteúdo com textos padronizados.
  • Software: É o programa que guia e conduz a conversa.


Tendo isso em mente, talvez surjam dúvidas do tipo: - “por que eu deveria aderir um chatbot a minha empresa?”


Bom, esse recurso dispõe de inúmeros benefícios, como a otimização de tempo de serviço, já que o mesmo funciona 24 horas por dia 7 dias da semana, o que para o cliente é importantíssimo pois além da alta disponibilidade de atendimento, também existe um desejo de rapidez na resposta surgindo do lado de lá. Por consequência também acontece uma eventual redução de custos, visto que com a utilização desta ferramenta não é mais necessário uma equipe de atendimento volumosa, sem contar que o programa faz atendimento de forma simultânea, ou seja, é possível atender vários leads ao mesmo tempo.


Tour 360º

Uma grande novidade para abraçar o mais rápido possível é o tour 360°, esse mecanismo funciona de maneira online, e ganhou visibilidade após o início da quarentena, onde houve mudança de hábitos em diversos segmentos.


Com o tour 360° sua empresa consegue divulgar o empreendimento através de uma visão tridimensional, essa experiência digital equivale a uma visita presencial, já que através da mesma o cliente poderá acompanhar em detalhes os benefícios do produto, como entrada do condomínio, áreas de lazer, estacionamento, o interior do imóvel e muito mais, tudo isso sem sequer que o cliente saia do sofá, ficará apenas manuseando o mouse para conduzir o tour online que normalmente ocorre dentro de plataformas digitais.


Além de facilitar a visita, essa forma de divulgação acaba retendo clientes no canal digital utilizado, já que o mesmo precisará dispor de algum tempo dentro da página para analisar o imóvel, ou seja, durante esta etapa é oportuno realizar campanhas promocionais, gatilhos de alto impacto, que estimulem o cliente nos seus próximos passos.


Adotar esse serviço é oferecer mais uma possibilidade de contato com produtos do catálogo.


Não se esqueça que antes de implantar a ferramenta tour 360 é necessário analisar parceiros digitais confiáveis, para que seja oferecido a seus clientes um tour de qualidade.


Contratos digitais

Contrato digital é uma maneira simples de reunir assinaturas por meio eletrônico, ou seja, é assinado e armazenado digitalmente. Dentro do mercado imobiliário podem ser utilizados para compras, vendas, locação de imóveis, seguros, transações financeiras entre outros documentos.


Você sabia que existe a lei 14.063 para garantir as regras e dar mais segurança para a assinatura eletrônica? Ainda segundo essa lei há três tipo de assinatura: simples, avançada e qualificada.


O tipo de assinatura “qualificada” é considerada a modalidade mais segura, necessita de certificado ICP-Brasil e é mandatória em todos os documentos digitais realizados com o poder público, isso inclui a transferência e registro de bens imóveis.


O mais interessante é que documentos digitais como este não precisam de reconhecimento em cartório, ou seja, sua implementação agiliza a coleta de assinaturas, sem contar que todas as partes podem assinar documentos de onde estiverem e a qualquer momento!


Contratos tradicionais geram burocracia, tomam tempo, e tempo vale muito dinheiro para as construtoras e imobiliárias!


Esse método é seguro em muitos sentidos, diferente do formato tradicional o documento não sofrerá alterações por conta de tempo, como envelhecimento de papel, o risco de perda é quase nulo, pois o mesmo ficará salvo na nuvem da plataforma escolhida para esta prestação de serviço.


Algumas plataformas aceitam que o contrato seja redigido pela empresa, outras fornecem um padrão modelo, em suas pesquisas verifique a melhor opção de plataforma para atender a demanda do seu negócio.


Aplicativos dedicados a condomínios e moradores

Já vemos no mercado aplicativos dedicados a condomínios e moradores, com o foco em agilizar solicitações que normalmente são bem rotineiras nas portarias, e agora com a adoção do app não há necessidade de intervenções de recepcionistas, porteiros ou gerar uma dependência no síndico.


Dentre esses serviços podemos destacar:


  • Reservas automáticas para os espaços de lazer como salão de festas e área de churrasqueira;
  • Cadastro automático de visitantes para acesso ao prédio;
  • Mercado de compras inteligente: o morador tem acesso, via QR code, a um estabelecimento de compras dentro de seu condomínio, após a escolha do produto o pagamento será feito de maneira online, sem presença física de atendentes, 100% autoatendimento, similar as maquininhas de snacks que vemos em espaços comerciais.


Pelo aplicativo também é possível efetuar assembléias virtuais, tudo isso para conectar mais facilmente o morador com sua comunidade.


Portaria Inteligente

Agora até o seu porteiro pode trabalhar home office. É isso mesmo que você pensou, o sistema de portaria inteligente permite que o funcionário realize grande parte de suas tarefas remotamente, como autorização e liberação de acesso de visitantes no condomínio.


Esse método é muito eficaz por reduzir custos com mão de obra, possui monitoramento 24 horas por dia trazendo um sentimento de prontidão para os moradores.


A implantação não é tão complicada quanto parece, para a inserção no condomínio será necessário: alarmes, sensores e câmeras de vigilância.

Algumas empresas já se especializam nesse tipo de serviço.


Live commerce

Live commerce começou a atrair olhares há pouco tempo, apesar do método, que ao pé da letra significa “comércio ao vivo”, já ser conhecido por todos nós. Foi muito comum vendas de móveis, roupas e até jóias acontecendo de forma ao vivo pela televisão, e com o avanço da internet seria quase que impossível não aderir essa técnica que fez tanto sucesso nas telinhas.


Pensando no mercado imobiliário, quando falamos em live commerce a divulgação do produto ocorre através de canais de transmissão ao vivo com data e hora agendada. Esta é uma iniciativa muito nova, e já tem

incorporadoras queimando a largada e saindo da frente!


Vale reforçar que existe um trabalho forte de marketing antes da estreia da live commerce. É fundamental preparar uma campanha para aquecimento dos leads potenciais, com perfil voltado às características do produto que será demonstrado.


Também temos visto parcerias do proprietário do produto com outras empresas de decoração, reforma entre várias frentes que englobam a decisão de compra de um imóvel. Estas parcerias, trazem benefícios para os leads participantes do evento online como vouchers de desconto.


É sensacional para o consumidor viver esta nova experiência de vendas online, explorando e interagindo com o produto ao vivo!


Características mais procuradas em imóveis do "novo normal"

Com o aumento de trabalhos home office por conta da pandemia, também aumentou significativamente a busca por imóveis com espaço para se montar o “escritório do lar”.


O investimento no lazer também é um dos pontos altos para esse ano, as pessoas desejam cada vez mais fazer tudo perto ou dentro de casa, ou seja, imóveis com quadras, academia e outros espaços voltados para o entretenimento tendem a ser mais desejados.


Se em algum momento o cenário pedia por imóveis menores, isso tudo mudou após a quarentena. Agora a maior procura são por residências com espaços flexíveis para adaptação de rotina.


Selo ESG

Empresas que possuem o selo ESG, que traduzido para o português significa governança ambiental, social e corporativa, demonstram a devida importância com o meio ambiente e disponibilizam soluções modernas com baixo consumo de energia e reaproveitamento de água, por exemplo.


Muitas construtoras têm deixado claro seu compromisso com o meio Ambiente! Se EGS é algo novo para você, mantenha o tópico no radar.


Casa mobiliada por assinatura

A cada dia vemos mais serviços por assinatura, não é mesmo? Pensando no setor imobiliário este modelo de negócio tem feito sucesso por se tratar de locações de imóveis através de procedimentos menos burocráticos.


Tudo é feito pelo aplicativo ou site da respectiva empresa, o pagamento é realizado via cartão de crédito, débito ou até mesmo boleto bancário, legal não é?


Além de um lar totalmente mobiliado, o futuro morador pode escolher planos que são inclusos: água, luz, utensílios de cozinha e até enxoval de cama, mesa e banho. Ainda é possível contratar serviços extras, como: limpeza periódica, sistema de lavanderia e até mesmo manutenção. Serviços adicionais que podem ser acionados dentro do aplicativo, com zero complicações!


Esses são alguns exemplos das maiores inovações previstas para ganhar musculatura em 2022, agora você tem tudo o que precisa para se atualizar e se adaptar conforme as inovações de mercado.

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