Startups são as novas alternativas para o mercado imobiliário?

03 de março de 2022

O nome “Startup” vem se apresentando com maior frequência no meio empreendedor.


Startup pode ser caracterizada por uma empresa recém fundada, normalmente com bases tecnológicas fortes e objetivo de crescimento escalável.


Ainda, segundo o SEBRAE, outros defendem que esse tipo de organização recente é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.


Um estudo realizado pela Terracotta Ventures, aponta que o Brasil contava com 702 startups focadas no imobiliário e somente em 2021, esse número subiu para 840 construtechs e proptechs.


Além disso, tem se tornado comum empresas grandes e consolidadas optarem por investimento e aquisições em startups com soluções eficientes e escaláveis. Recentemente, a Magalu anunciou a compra de uma startup focada em entregas super rápidas ao consumidor final, no varejo online a estratégia de delivery é decisiva, quanto mais veloz for a distribuição mais competitiva esta empresa será. Com tecnologia proprietária a Sode oferece gestão, roteirização e rastreamento de entregas.


Seguindo essa linha, a Bain & Company empresa de consultoria afirma que empresas inovadoras experientes veem seu valor de mercado crescer a taxa de 9,5% ao ano no período de cinco anos.


Outro estudo realizado pelo Distrito, ao final de 2020, mostra que o Brasil contava com 1.020 fintechs, sendo o setor mais representativo das inovações

que vêm ocorrendo no país.


Estes dados consolidam que a oferta e a demanda de mercado por este tipo de solução vem crescendo em ritmo acelerado.


Entenda o que é construtechs e proptechs.


Construtechs e proptechs são termos novos para você?

Não se preocupe, nós explicamos: as proptechs, são empresas recentes do setor imobiliário, e as construtechs são as que atuam na área de construção civil seguindo este mesmo formato.


Se você chegou até aqui deve estar se perguntando: - “Por que devo contratar uma empresa tão jovem, ao invés de buscar soluções ou empresas mais tradicionais?”

A resposta não é tão simples e direta, mas com certeza podemos mostrar a você excelentes motivos para avaliar e considerar a prestação de serviços de uma empresa como esta.


  1. Startups tendem a ter processos ágeis, se comparadas a empresas mais convencionais. Isto porque sempre irão seguir a lógica do crescimento acelerado. Este “padrão” beneficia o contratante de eventuais serviços, que muitas vezes irá contar com a injeção de novos produtos, atualizações e melhorias constantes nas ofertas oferecidas, em busca de consolidação de mercado.

    “A velocidade é essencial para as startups porque sua única certeza é que o saldo bancário está ruindo a cada dia”. - Steve Blank e Bob Dorf

  2. Oportunidade em contratar um serviço inovador com um preço mais acessível. É comum que empresas novas cobrem valores abaixo do esperado vs. o potencial do serviço proposto, focando no aumento de clientes e valorização da marca.

  3. Por serem adeptos da transformação digital, seus processos de otimização acompanham as mudanças tecnológicas, e assim se sobressaem no mercado.


Inovações adquiridas para proptechs


Um exemplo claro, segundo a Forbes, são as proptechs que auxiliaram o mercado imobiliário durante a pandemia, oferecendo serviços de fotografias profissionais dos imóveis e até mesmo match entre vendedores e compradores usando a tecnologia machine learning que é um método de identificar padrões e tomar decisões com pouca intervenção humana.


Sendo assim, por que não arriscar? Afinal, apesar de tão jovem, essas empresas adotam uma estrutura de qualidade se adaptando a modelos de trabalho já existentes.

Por Silvia Alves e Amanda Matias

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